Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PARAÍBA – Ministério reconhece situação de emergência em 10 cidades paraibanas devido à falta de chuvas

Integram a lista os municípios de Barra de Santa Rosa, Caiçara, Cajazeiras, Caturité, Gado Bravo, Pocinhos, São José da Lagoa Tapada, Solânea e Umbuzeiro e São João do Cariri

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional – MIDR, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (25), a situação de emergência em 10 cidades da Paraíba que enfrentam a falta de chuvas. Confira a lista completa neste link.

Com a medida, os municípios estão aptos a solicitar recursos federais para atendimento à população afetada.

Integram a lista as cidades de Barra de Santa Rosa, Caiçara, Cajazeiras, Caturité, Gado Bravo, Pocinhos, São José da Lagoa Tapada, Solânea e Umbuzeiro, afetadas pela estiagem, e São João do Cariri, atingida pela seca, que é um período de falta de chuvas mais prolongado do que a estiagem.

No momento, 109 municípios paraibanos estão em estado de emergência devido à estiagem e um pela seca.

Leia Também:

MEDICINA ILEGAL – CRM aciona investigação Federal contra atuação de falsos médicos na PB

NO VALE DO MAMANGUAPE – Operação da Polícia Civil cumpre mandados, e “pega de mão” bandidos perigosos que atuavam na Região

Como solicitar recursos
A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, os repasses também podem ser usados no restabelecimento de serviços essenciais e na reconstrução de infraestrutura ou moradias destruída ou danificadas por desastres.

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Brasil 61

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *