Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Com onda de calor no Brasil, umidade na Paraíba pode chegar a 12%

Por conta disso, há o risco de incêndios em florestas problemas de saúde com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz

Estados do Sudeste e Centro-Oeste estão em alerta para o risco de calor forte, com temperatura podendo chegar a 44 Cº neste final de semana. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet.

Na Paraíba, o alerta é para a possibilidade de baixa umidade do calor no Sertão e Alto Sertão, podendo chegar a 12%.

Por conta disso, há o risco de incêndios em florestas problemas de saúde com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

LEIA TAMBÉM:

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR – Votação em Boqueirão e Mãe D’Água será Domingo a partir das 7 hs

PIS 2024 – Como receber o abono salarial de até R$ 1.420

Perigos e cuidados

Para evitar casos de insolação e desidratação, em razão das temperaturas elevadas e da baixa umidade do ar, os cuidados devem ser redobrados.

Nos dois casos, os sintomas são parecidos: dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, câimbras, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental. Ao apresentar esses sinais, a pessoa deve solicitar ajuda, tentar refrescar o corpo em local protegido do sol e, se possível, colocar os pés para o alto.

Nesses dias de calor extremo, especialistas aconselham ingerir bastante líquido; comer frutas, legumes e vegetais; usar soro para hidratar nariz e olhos; utilizar protetor solar e vestir roupas leves, além de manter os ambientes ventilados.

Idosos

Os cuidados devem ser redobrados com os idosos, mais vulneráveis à desidratação nas altas temperaturas. Neles, o calor extremo pode provocar sintomas que vão desde confusão mental, agitação, prostração, tonturas e quedas, até efeitos na pele, como maior flacidez ou aparência ressecada, e nas mucosas, que também ressecam e podem ficar descoradas.

Para esses casos, a indicação é a de procurar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais – AMAs ou Unidades Básicas de Saúde – UBSs, para passar por avaliação médica que decidirá se a hidratação deve ser intravenosa ou pode ser feita em casa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Uma resposta

  1. hello there and thank you for your info – I have definitely
    picked up anything new from right here. I did however expertise several technical issues using this web site, as I experienced to reload the web site many times previous to I could get it to load correctly.
    I had been wondering if your web hosting is OK? Not that
    I’m complaining, but sluggish loading instances times will very frequently affect your
    placement in google and could damage your quality score if ads
    and marketing with Adwords. Well I am adding this RSS to my email
    and can look out for a lot more of your respective intriguing content.

    Ensure that you update this again very soon.. Escape roomy lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *