Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UFPB, UFCG e UEPB ofertam mais de 18 mil vagas para o SiSU 2024; inscrições começam ainda este mês

Concorrem às vagas do SiSU os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023

As instituições públicas de ensino superior da Paraíba realizam, de 22 a 25 de janeiro, as inscrições para ingresso de estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificado – SiSU. No estado, a Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e Universidade Federal de Campina Grande – UFCG ofertam, juntas, 18.385 vagas aos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem em 2023.

Na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, os candidatos devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Serão ofertadas 7.750 vagas em 122 cursos de graduação presencial, distribuídas pelos quatro campi – João Pessoa/Santa Rita, Areia, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape. Do total, 3.840 serão oferecidas na ampla concorrência e as demais 3.910 estão reservadas conforme a Lei de Cotas.

A publicação do resultado do SiSU 2024, conforme cronograma do Ministério da Educação – MEC, está prevista para 30 de janeiro. Já as matrículas dos classificados serão de 1 a 7 de fevereiro de 2024. O período para que os candidatos manifestem interesse na lista de espera será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. O cronograma é válido para todas as instituições.

Os cursos de graduação da UFPB exigirão nota mínima de 400 pontos na redação e média mínima, considerando todas as provas do Enem, também de 400 pontos.

Leia Também:

CRIMINOSO – “Machão” inconformado com o fim da relação atira em mulher próximo ao Laureano já está preso

COFRES CHEIOS – Municípios recebem primeiro repasse do FPM de janeiro nesta semana

CALAMIDADE PÚBLICA – Treze cidades da Paraíba obtêm reconhecimento federal de situação de emergência por estiagem

As vagas oferecidas contemplam o ingresso de novos estudantes para o primeiro e segundo semestres letivos de 2024, ou seja, o SiSU terá apenas uma edição anual, conforme estabelece o Ministério da Educação – MEC. A decisão está relacionada aos altos índices de desistência e de vagas remanescentes nas edições que ocorriam no meio do ano.

Outra novidade desta edição do SiSU é que todos os candidatos devem se inscrever, primeiramente, na modalidade de ampla concorrência para que, posteriormente, seja aplicada a reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas e as políticas de ações afirmativas de cada IES.

UFCG
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicou o Termo de Adesão ao SiSU 2024, ofertando 4.645 vagas em 92 cursos da instituição. Do total de vagas ofertadas, 2.271 são de ampla concorrência e 2.374 são reservadas pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), distribuídas entre 92 cursos nos sete campi da instituição – Campina Grande, Cuité, Sumé, Patos, Sousa, Cajazeiras e Pombal.

Apenas os cursos de Letras-Libras, Licenciatura Intercultural Indígena, Música (licenciatura e bacharelado), no campus Campina Grande, e Educação no Campo, no campus Sumé, não participam do SiSU, por realizarem vestibulares próprios.

Poderão participar do processo seletivo estudantes que realizaram a edição do Enem em 2023 e que obtiveram nota acima de zero na redação. A média mínima para tentar o ingresso em qualquer curso ofertado na UFCG é 400. Já o peso atribuído às provas é 1, igual para todos os cursos.

UEPB
Na graduação, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) oferece ensino de qualidade para mais de 18 mil estudantes, em 58 cursos presenciais e seis em educação à distância nas áreas da Saúde, Ciências Exatas, Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais, Educação e recebe cerca de três mil novos discentes por semestre.

A Pró-Reitoria de Graduação – Prograd apresentou o procedimento de adesão ao SiSU/MEC 2024.1 e estabeleceu o quantitativo de vagas, distribuídos nos períodos letivos 2024.1 e 2024.2, por cursos, pesos e notas mínimas para ingresso nos cursos de graduação da UEPB.

Neste processo de adesão, são ofertadas 5.990 vagas para os semestres letivos, sendo 3.179 vagas para o período 2024.1, e 2.811 vagas para 2024.2. Este número abrange todos os cursos regulares da modalidade presencial nos turnos matutino, vespertino, noturno e integral.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *