Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Prefeitos que usam “maquiagem” vão ser fiscalizados pelo TCE

Tribunal vai fiscalizar semanalmente envio de dados pelos gestores ao Sagres Captura

o bicho pegou geral e terá multa diária

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba vai acompanhar semanalmente se os prefeitos estão encaminhando as informações e/ou documentos sobre a execução orçamentária e financeira dos seus municípios, eletronicamente, em tempo real, por meio do Sagres Captura.

A medida foi anunciada pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz Filho, nesta segunda-feira (17). A decisão atende às obrigações legais previstas nos artigos 48 e 48 -A da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) e do Decreto 10.540/20, quanto à disponibilidade pelo gestor público, em tempo real das informações sobre execução orçamentária e financeira.

O presidente informou que os dados enviados, em tempo real, compõem o balancete mensal do mês de competência da informação. “As Prefeituras, Câmaras e os demais órgãos municipais e estaduais sob jurisdição do TCE-PB que não cumprirem a Resolução do TCE serão penalizados”. Os gestores serão notificados por meio de ofício caso não tomem providências para sanar a irregularidade.

LEIA NTAMBÉM:

MARÍLIA MENDONÇA Polícia localiza e prende suspeito de publicar imagens da necrópsia da cantora

MANIFESTAÇÃO MST realiza protesto com bloqueios de trechos na BR-230 e avenidas de João Pessoa

De acordo com a Resolução Normativa do TCE-PB (RN-TC nº 12/2021), após 24 horas do prazo previsto, a mudança da informação diária enseja a aplicação de multa de R$ 50,00 por dia alterado, cujo pagamento e sua comprovação é condição para o envio do próximo balancete ao Tribunal de Contas.

A falha, se não corrigida o quanto antes, pode ocasionar a reprovação das contas do gestor, já que fere duas normas: a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar no 101/00), que determina a disponibilização para a sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, Estados, DF e Municípios; e a Resolução Normativa do TCE, que estabelece o envio destas mesmas informações ao Tribunal de Contas, de forma eletrônica por meio do Sagres Captura, até as 24 (vinte quatro) horas do primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil.

O Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES) na versão Captura é um módulo que permite a captura dos dados da execução orçamentária, licitações, obras e folha de pessoal dos jurisdicionados que devem enviar a prestação de contas públicas ao TCE.

Aristélson Silva com Ascom

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

4 respostas

  1. Wow, marvelous blog structure! How lengthy have
    you ever been running a blog for? you made running a
    blog look easy. The whole look of your web site is fantastic, as well as the content material!
    You can see similar: e-commerce and here sklep internetowy

  2. Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it is really informative.
    I’m going to watch out for brussels. I’ll be grateful if you
    continue this in future. Lots of people will be benefited from your writing.
    Cheers! I saw similar here: ecommerce and also here: sklep internetowy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *