Torcedores do Botafogo-PB usaram suas redes sociais para denunciar policiais de agredir com golpes de cassetete e gás de pimenta torcedores que comemoravam a vitória do Belo, no estádio Almeidão, neste sábado (15)
Torcedores do Botafogo-PB usaram suas redes sociais para denunciar policiais de jogar agredir com golpes de cassetete e gás de pimenta torcedores que comemoravam a vitória do Belo, no estádio Almeidão, neste sábado (15).
As imagens mostram um grupo de torcedores na arquibancada comemorando a vitória do time quando um policial dispara gás de pimenta contra as pessoas.
Nas redondezas do Almeidão, outros casos de confusão e agressão foram registrados pela torcida. Militares usaram cassetetes e gás de pimenta para dispersar os torcedores. A partida era de torcida única.
O grupo de torcedores alega que não participava de nenhuma confusão, muito menos com os policiais, apenas estavam se divertindo quando foram agredidos com spray de pimenta e golpes de cassetete.
Nas imagens, é possível verificar a presença de mulheres e até crianças. A torcida do Botafogo-PB comemorava a vitória contra o Aparecidense. A polícia militar não se manifestou sobre o caso.
O Botafogo-PB classificou, neste domingo (16), de agressões “desnecessárias, truculentas e insanas” as atitudes de policiais militares que agrediram torcedores do clube após o fim de partida entre o Belo e a Aparecidense, na noite deste sábado (16), no estádio Almeidão, em João Pessoa. Em nota, o clube pediu investigação rigorosa e substituição do comando do policiamento do Almeidão.
“Estávamos apenas comemorando o resultado e fomos empurrados. Reagimos vaiando e alguns dos policiais vieram nos batendo com cassetetes e jogando spray de pimenta. Haviam mulheres, crianças e idosos e todos foram atingidos. Uma atitude sem justificativa alguma e totalmente covarde”, afirmou um torcedor do Botafogo-PB.
Ainda na nota, o Botafogo-PB afirmou que vai buscar o Governo do Estado para pedir explicações. Confira abaixo a nota na íntegra.
LEIA TAMBÉM:
SEGURANÇA – Paraíba terá campanha permanente contra importunação sexual nos ônibus
PACHECO VAI PASSAR O PANO Levará desculpas de Barroso à bolsonaristas para reduzir tensões com STF
O BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE vem a público repudiar veementemente e cobrar explicações da ação dos Policiais Militares contra nossa torcida enquanto esta comemorava pacificamente a vitória do clube contra a Aparecidense no Estádio “O Almeidão”.
A ação desnecessária, truculenta e desproporcional realizada por policiais militares lotados no Almeidão na noite do dia 15/07/2023 provocou grande revolta entre os torcedores, jornalistas e autoridades presentes, posto que não havia nenhum motivo para as agressões insanas contra jovens, mulheres, crianças e idosos, enfim contra a nossa torcida.
Vale destacar que, antes que a PM queira legitimar a conduta dos seus integrantes envolvidos, as imagens divulgadas pela imprensa e por terceiros em vídeos que circulam nas redes sociais, por si só, dizem tudo, são claríssimas e demonstram o abuso de poder, agressividade e falta de preparo dos policiais envolvidos.
A truculência e o despreparo demonstrados pelos policiais nos vídeos, chocam, basicamente, por vários motivos: 1) Era um momento pacífico de comemoração; 2) Em nenhum momento houve agressão por parte da torcida; 3) Não havia animosidade entre torcidas, posto que era jogo de torcida única; 4) Crianças, mulheres, idosos foram agredidos indistintamente.
As imagens não deixam dúvidas da truculência e abuso de poder de integrantes da Polícia Militar. O uso de cavalaria contra os torcedores que estavam apenas comemorando a vitória do time do coração, o uso de spray de pimenta contra crianças, idosos e pessoas asmáticas, a intimidação evocando ordem de prisão contra o Vice-Presidente do Botafogo Futebol Clube deixam claro que o ato foi premeditado e feito de forma racional, sem compaixão alguma, sob a ordem do Comandante do Policiamento.
O BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE exige uma posição urgente do Secretário de Segurança Pública da Paraíba, bem como da Corregedoria da Polícia Militar, quanto à abertura de procedimento investigatório contra todos os agentes estatais envolvidos nas agressões aos torcedores, e que sejam estes prontamente identificados e processados por crime de abuso de autoridade (Lei 4.898/65), e outras eventuais tipificações condizentes às rigorosas sanções administrativas e criminais.
O BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE não medirá esforços para que sua torcida seja tratada com a civilidade que qualquer cidadão merece ser tratado; acompanharemos todos os passos e cobraremos das autoridades as medidas urgentes, para que seja feita a mais lídima JUSTIÇA, inclusive com a solicitação pública de substituição do comandante responsável pelos atos que lamentavelmente, presenciamos ontem.
O BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE irá diretamente ao Governador do Estado da Paraíba, com todas as imagens e vídeos, por entender que o lamentável episódio se caracteriza como um grave atentado às liberdades individuais de seus torcedores; ciente de que essa não é a orientação do Comando Geral da Polícia Militar, nem muito menos do Governo do Estado da Paraíba.
DIRETORIA EXECUTIVA DO BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE
CONSELHO DELIBERATIVO DO BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE