Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

IPEC NÃO MENTE: Avaliação positiva de Lula cai para 37% no Brasil e desce à 45% no Nordeste, indica Pesquisa Ipec/O Globo

No Nordeste, única região onde Lula teve mais votos que Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições, a taxa de aprovação ao governo recuou de 55% para 45% desde abril

Os primeiros meses do governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva tem sido muito complicados na sua popularidade. Segundo números da nova pesquisa Ipec/O GLOBO a aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva oscilou para baixo.

O grupo que classifica a administração do petista como “boa” ou “ótima” passou de 39% para 37% em relação a abril. Já as avaliações “ruim” ou “péssima” variaram na direção oposta, saindo de 26% para 28%. Os que consideram a gestão “regular” eram 30%, e agora totalizam 32%.

No Nordeste, única região onde Lula teve mais votos que Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições, a taxa de aprovação ao governo recuou de 55% para 45% desde abril. Ainda assim, os moradores da região permanecem como o segmento que mais avalia a gestão Lula 3 como “boa” ou “ótima”. O maior percentual de avaliações “ruim” ou “péssima” foi registrado nas regiões Norte e Centro-Oeste: 33% — eram 21% há dois meses.

O eleitorado mais pobre, que vive mensalmente com até um salário mínimo, é o que mais aprova o governo Lula (43%), mas também nesse nicho houve variação negativa: eram 53% em abril. Na parcela mais rica da amostra, com ganhos acima de cinco salários mínimos por mês, o percentual de “bom” e “ótimo” trilhou o caminho oposto: oscilou de 30% para 36%.

Apesar de todas as variações estarem dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, os números indicam uma tendência negativa da opinião pública em relação ao Executivo federal neste primeiro semestre de governo. Em março, no primeiro levantamento feito pelo instituto, 17 pontos percentuais separavam os grupos dos satisfeitos e o dos insatisfeitos. Hoje, na pesquisa que foi às ruas entre 1º e 5 de junho, essa distância está em nove pontos.

LEIA TAMBÉM:

30 DIAS DEPOIS DA FARRA – TCE-PB vai esperar que prefeitos justifiquem gastança oficial com forró

TEMPORAL: Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas para João Pessoa e outras sete cidades Parabanas

A pesquisa Ipec/OGLOBO mostra ainda que 53% aprovam a maneira como Lula está governando o país, enquanto 40% desaprovam. Diferentemente da avaliação do governo, a pergunta é dicotômica: só permite que o entrevistado diga se aprova ou desaprova, dando menos margem para aqueles que estão em cima do muro. As opiniões podem não estar tão claras quanto na escala de “ótimo” até “péssimo”, mas exibem as propensões do eleitorado neste momento.

A aprovação de Lula oscilou quatro pontos percentuais desde março, quando 57% diziam aprovar o jeito que o petista administra o país. Já a desaprovação aumentou: foram cinco pontos, passando de 35% para 40% em três meses. Aqueles que não sabem ou não quiseram responder somam agora 7%.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

5 respostas

  1. Wow, superb weblog layout! How lengthy have you ever been running a blog for?
    you make blogging glance easy. The total look of your web site
    is fantastic, let alone the content material! You can see similar:
    e-commerce and here ecommerce

  2. I’m really enjoying the theme/design of your site.
    Do you ever run into any internet browser compatibility problems?
    A few of my blog audience have complained about my site not operating correctly in Explorer but looks
    great in Opera. Do you have any tips to help fix this problem?
    I saw similar here: dobry sklep and also here: dobry sklep

  3. Have you ever thought about adding a little bit
    more than just your articles? I mean, what you say is important and all.

    But imagine if you added some great pictures or videos
    to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with images and videos, this blog could
    definitely be one of the most beneficial in its niche. Fantastic
    blog! I saw similar here: Najlepszy sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *