Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Governo da Paraíba executa plano de ação para enfrentamento de Síndromes Respiratórias em crianças

Em virtude do número elevado e do agravamento de alguns destes casos evoluírem para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e precisarem de um leito para internação, a SES vem colocando em prática desde o mês de abril um Plano de Ação para ampliar a assistência especializada e prestar suporte mais rápido a esta população

Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem acompanhando com preocupação a situação do aumento do número de casos de Síndromes Respiratórias em crianças na Paraíba. Só em entre março e a primeira semana de maio, as unidades de porta aberta receberam em média 48.406 casos de crianças com sintomas respiratórios. Em virtude do número elevado e do agravamento de alguns destes casos evoluírem para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e precisarem de um leito para internação, a SES vem colocando em prática desde o mês de abril um Plano de Ação para ampliar a assistência especializada e prestar suporte mais rápido a esta população.

Só na última semana, a SES realizou cerca de 60 regulações para internação de crianças com o agravo. Por conta da alta demanda atípica, a secretaria vem ampliando os leitos de pediatria, para atender às solicitações de todo o estado. O Plano de Ação da SES prevê o incremento de leitos em unidades de todo o estado e na última semana foram abertos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, outros 26 no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, sendo 13 de UTI e outros 13 de enfermaria. Outros 73 leitos estão previstos para serem abertos ainda esta semana nos municípios de João Pessoa, Cajazeiras e Sousa, para atender a toda a Paraíba.

Com a ampliação, a Paraíba passa a contar com 385 leitos para atender a demanda crescente por leitos pediátricos. O secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, destaca que a regulação destes leitos é feita por meio do Complexo Regulador Estadual, para dar celeridade na internação das crianças que necessitam de um leito.

“O Complexo atualmente já faz a regulação de pacientes Covid-19, obstetrícia e também do Coração Paraibano. Diante do panorama atual, estruturamos o Complexo para viabilizar a regulação dos leitos pediátricos, para que pudéssemos ser mais rápidos na assistência a essas crianças e ainda saber o perfil destas internações”, explica.

O secretário salienta ainda que a abertura de leitos, embora esteja sendo feita de forma ágil pelo estado, não depende apenas de estrutura. “Nós contamos com uma rede de hospitais robusta e estrutura capaz de atender aos casos. Estamos disponibilizando de forma temporária leitos em hospitais que atendem demandas de traumatologia, que não possuem perfil pediátrico, porém estamos lidando com a falta de pediatras que possam atender a alta demanda infantil no estado”, pontua.

LEIA TAMBÉM:

JUSTIÇA ELEITORAL Termina apuração da eleição suplementar para vereador em Boa Ventura

VALE DO MAMANGUAPE Governo do Estado investe alto em Desenvolvimento Econômico e Social, diz Luan Potiguara

Os casos de SRAG já causaram 12 óbitos no estado, sendo seis em crianças. Ainda de acordo com o secretário estadual de Saúde, é importante ressaltar que os casos de Síndrome Respiratória possuem um aumento sazonal, mas que o agravamento nos quadros, evoluindo para situações graves e óbitos, se deve às baixas coberturas vacinais nos últimos anos. Atualmente, a Paraíba conta com 25,71% das crianças entre 06 meses e menores de 6 anos vacinas contra influenza.

Para reforçar a cobertura vacinal, a SES realizou no último sábado (6), em articulação com os municípios paraibanos, um Dia D de vacinação Covid-19, influenza e multivacinação. A iniciativa visou disponibilizar vacinas nas mais de mil salas de vacinação existentes na Paraíba para a população que não consegue levar seus filhos, ou se vacinar, durante a semana. Foram aplicadas 94.939 doses de vacinas, destas 39.621 doses foram de influenza. Uma nova mobilização está prevista para o dia 20 de maio.

Além das mobilizações do Dia D, a SES vem realizando ações como o Vacina Mais Paraíba, recentemente premiado em um congresso internacional no Rio de Janeiro, além da articulação com os municípios e um Projeto junto com a Fiocruz “Pela reconquista das altas coberturas vacinais”.

Aristelson Silva com Assessoria

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

4 respostas

  1. Wow, wonderful weblog layout! How lengthy have you been running
    a blog for? you made blogging look easy. The total look of your web site is magnificent, let
    alone the content! You can see similar: ecommerce and here sklep
    online

  2. certainly like your website however you have to check the
    spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling issues and I to find it very troublesome to inform the truth on the other hand I’ll surely come
    again again. I saw similar here: dobry sklep and also here: ecommerce

  3. Having read this I believed it was extremely informative.
    I appreciate you spending some time and effort to
    put this information together. I once again find myself personally spending way too much
    time both reading and posting comments. But so
    what, it was still worthwhile! I saw similar here: E-commerce

  4. Hi there I am so grateful I found your blog, I really found
    you by mistake, while I was looking on Askjeeve for something else, Nonetheless
    I am here now and would just like to say cheers for a remarkable post and a all round
    interesting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to
    read it all at the moment but I have bookmarked it and also added your RSS feeds, so when I
    have time I will be back to read a great deal more, Please
    do keep up the fantastic job. I saw similar here:
    Sklep internetowy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *