Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ESTADO GRAVE – Diretor de Hospital de Bananeiras tem traumatismo craniano em acidente e é transferido no helicóptero acauã

Os familiares informaram que o incidente aconteceu por volta de 12h40

O diretor do Hospital Distrital de Bananeiras, no Brejo, José Matias, de 77 anos, teve um traumatismo craniano encefálico (TCE) grave após ser vítima de uma queda. O médico foi resgatado pelo Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame), no helicóptero Acauã, nesse sábado (23) e levado para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. O estado de saúde dele continua grave.

De acordo com a família, que levou o paciente para o Hospital Municipal de Bananeiras, o incidente aconteceu por volta de 12h40. Na ocasião, foram realizados os atendimentos iniciais e o médico foi estabilizado. Com a gravidade do caso, a Central Estadual de Regulação providenciou a transferência imediata para a unidade de referência mais próxima: o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

O Grame foi acionado e o paciente foi resgatado a bordo do helicóptero Acauã, com suporte da equipe da Secretaria de Segurança e da Defesa Social (Sesds). O idoso foi recepcionado pela equipe do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, que já estava de prontidão para os atendimentos iniciais.

O secretário de Saúde, Jhony Bezerra, explica que a rapidez no atendimento é crucial em situações como essa. “A outra opção era transportar o paciente de ambulância, quando o tempo de viagem seria de aproximadamente duas horas. De helicóptero, mesmo com a chuva e o clima desfavorável, o percurso foi vencido em pouco mais de 30 minutos. Essa agilidade tem um impacto significativo no resultado do tratamento”, afirma.

LEIA TAMBÉM:

NA MIRA DO TSE – Valdemar critica julgamento do TSE contra Bolsonaro e diz: ‘É nosso candidato para 2026’

ATIRADOR EM PICUÍ – Mulher tenta proteger filho da morte e é assassinada também, em Picuí

O comandante do voo, tenente-coronel Carlos Nascimento, conta que, apesar do tempo chuvoso, o Grame levou o paciente ao destino sem intercorrências. “O grupamento foi cuidadoso para diminuir os riscos e prezar pela segurança de todos. Dessa forma, a viagem demorou um pouco mais do que o normal, mas cumprimos nossa missão com êxito e o paciente se manteve estável durante todo o percurso”.

O neurocirurgião que acompanhou os primeiros exames no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, Arlindo Ugulino Netto, afirma que é necessário acompanhar a evolução do paciente nos próximos dias. “Ainda é considerado um paciente grave e vamos realizar outros exames para definir as condutas a serem adotadas”.

O Grame atua na Paraíba desde 2021, transportando pacientes que precisam de cuidados em outras unidades hospitalares, sejam elas dentro ou fora do estado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

4 respostas

  1. Wow, amazing blog structure! How lengthy have you ever been blogging
    for? you made running a blog look easy. The entire look of your website is fantastic, as neatly as the content material!
    You can see similar: najlepszy sklep and here sklep online

  2. It is the best time to make a few plans for the long run and it’s
    time to be happy. I have learn this submit and if I may just I desire to suggest you few
    interesting issues or tips. Perhaps you could write next
    articles relating to this article. I wish to read more things about it!
    I saw similar here: sklep online and also here: sklep internetowy

  3. It’s really a great and helpful piece of info.
    I’m glad that you just shared this helpful info with us.
    Please keep us informed like this. Thank you for sharing.
    I saw similar here: E-commerce

  4. Everyone loves what you guys are up too. This type of clever work and exposure!
    Keep up the great works guys I’ve included you
    guys to our blogroll. I saw similar here: Sklep online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *