Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

EM NOTA Reitor da Ufpb diz que reajuste de bolsas é justo mas aguarda recursos do Governo Lula

Em nota a entidade considera a decisão do reajuste “acertada e necessária”, porém o pagamento depende de recursos suplementares enviados pelo Governo Lula

Entidade aguarda recursos do Governo Lula para atender pedidos

A reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) emitiu nota neste domingo (09) sobre o reajuste de bolsas de graduação e pós-graduação. Desde o anúncio do Governo Federal sobre os novos valores, a comunidade acadêmica tem questionado a instituição em relação a implementação do aumento. De acordo com a nota a reitoria considera a decisão do reajuste “acertada e necessária”, porém o pagamento depende de recursos suplementares enviados pelo Governo Lula.

“Reiteramos nossa avaliação positiva acerca da decisão do Governo Federal de aumentar os valores das bolsas de graduação e pós-graduação. Foi uma ação acertada e necessária, oferecendo melhores condições a nossos bolsistas beneficiados diretamente com verbas do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, reparando defasagem que se mantinha há uma década” diz trecho do conteúdo, assinado pelo reitor Valdiney Gouveia.

LEIA TAMBÉM:

Segunda (10) é dia de cofres cheios. Prefeituras do Vale do Mamanguape recebem primeiro repasse de Abril do FPM

CHUMBO TROCADO: Deu ruim para bandidos que trocaram tiros com a Polícia em São Bento

A instituição ressalta que todas as bolsas das Federais são pagas com recursos dos orçamentos discricionários e, de acordo com a universidade, até o momento não houve acréscimo de “um único centavo” para fazer frente ao aumento definido pela gestão federal. No conteúdo, é enfatizado também que o reitor esteve com a Secretária de Ensino Superior, professora Denise Pires de Carvalho e expressou preocupação com o tema.

Ao fim, há novamente cobrança sobre os recursos ao Governo Federal. “As Universidades aguardam suplementação de orçamento, conforme anunciada por Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Ministro Camilo Santana, sobretudo que permita cobrir o aumento dos valores de bolsas e recompor perdas orçamentárias, que acontecem desde 2015” cita.
De acordo com a reitoria, em 2019 a instituição tinha orçamento de R$ 149 milhões e em 2023 contará, até o momento, com R$ 121 milhões.

Veja íntegra da nota:

Reiteramos nossa avaliação positiva acerca da decisão do Governo Federal de aumentar os valores das bolsas de graduação e pós-graduação. Foi uma ação acertada e necessária, oferecendo melhores condições a nossos bolsistas beneficiados diretamente com verbas do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, reparando defasagem que se mantinha há uma década. Contudo, ressalta-se que as bolsas mantidas pelas 69 Universidades federais brasileiras têm como fonte seus próprios orçamentos discricionários. Diferente de notícias mentirosas veiculadas, nenhuma Universidade recebeu um único centavo para fazer frente ao aumento dessas bolsas (e.g., PIBIC, Monitoria, PROBEX).

A Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) segue empenhada em dialogar com o Ministério da Educação, como ficou evidente no ofício 009/2023; também expressei minha preocupação à Profa. Denise Pires de Carvalho (Secretária da Secretaria de Ensino Superior, SESU/MEC).

As Universidades aguardam suplementação de orçamento, conforme anunciada por Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Ministro Camilo Santana, sobretudo que permita cobrir o aumento dos valores de bolsas e recompor perdas orçamentárias, que acontecem desde 2015. Na UFPB, por exemplo, em 2019 este orçamento foi de 149 milhões e agora em 2023 contamos com 121 milhões. Estes recursos são para cobrir gastos/investimentos diversos, como aqueles com bolsas, energia, água, equipamentos, empresas terceirizadas (e.g., segurança, limpeza, portaria), obras e manutenções. Havendo recursos suplementares suficientes, a UFPB tem o máximo interesse em promover o aumento digno dos valores de suas bolsas.

Prof. Valdiney Gouveia, Reitor
Universidade Federal da Paraíba

Aristelson Silva com Assessoria

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

5 respostas

  1. Wow, wonderful weblog layout! How long have you
    been running a blog for? you make running a blog look easy.
    The entire glance of your website is great, let alone the content material!
    You can see similar: ecommerce and here ecommerce

  2. Howdy outstanding blog! Does running a blog like this
    require a great deal of work? I’ve no expertise in computer programming but I was hoping to start my own blog in the near future.
    Anyways, if you have any recommendations or techniques for new
    blog owners please share. I understand this is off subject but I just wanted
    to ask. Kudos! I saw similar here: sklep online and also here: sklep online

  3. I every time emailed this web site post page to all my contacts,
    because if like to read it afterward my friends will too. I saw
    similar here: Sklep internetowy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *