Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CIDADE EMANCIPADA – Incendiada pelos Holandeses em 1633, Mamanguape comemora 168 anos com “Aula Magna de História do Brasil”

O historiador Adiel Alves Rodrigues vai mostrar que os holandeses, não somente marcaram presença na região antes mesmo do Brasil holandês, em 1625, como também chegaram, inclusive a incendiar Mamanguape em 1633

Por: Aristélson Silva

O Grupo de Pesquisa em História do Brasil Holandês do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba e a Prefeitura de Mamanguape realizam na próxima sexta-feira (27), no Centro Cultural Fênix, de Mamanguape, uma Aula Magna de História do Brasil em comemoração aos 168 anos de emancipação política do município.

A aula terá como tema “A Presença Holandesa no Vale do Mamanguape” e será dividida em três exposições: a primeira do antropólogo Carlos Azevedo e as outras duas à cargo dos historiadores José Octávio de Arruda Melo e Adiel Alves Rodrigues. O evento será aberto pela Prefeita da cidade, Maria Eunice.

Carlos Azevedo – Antropólogo

LEIA TAMBÉM:

O DIA DO SERVIDOR – João Azevêdo anuncia antecipação do pagamento dos servidores estaduais para quinta e sexta

QUEDA DE BRAÇO – A PREFEITA PERDEU Festa de Aniversário de Mamanaguape é decidida nos Tribunais

“A temática escolhida está relacionada ao fato de, no século 16, os holandeses calvinistas terem incendiado Mamanguapeque, apesar de pequeno povoado, já era dotada de belo casario e forte presença da Igreja Católica”, explica o jornalista e escritor Ademilson José, idealizador e organizador do evento ao lado de Ana Cristina que é secretária de Cultura do Município.

Marcada para começar às 9hs da manhã, a Aula Magna será aberta ao público, mas dirigida sobretudo estudantes de quatro escolas. Depois das conferências, também acontecerão performances e apresentações com artistas da região.

José Octávio de Arruda Melo – Historiador

Na primeira exposição, o antropólogo Carlos Azevedo terá como tema “Invasões Civilizadas – Os Holandeses no Brasil (1630-1634). Depois dele José Octávio de Arruda Melo abordará sobre “Os Holandeses na Paraíba (1634-1654).

Autor do livro “Panorama de Mamanguape”, o historiador Adiel Alves Rodrigues vai mostrar que os holandeses não somente marcaram presença na região antes mesmo do Brasil holandês, em 1625, como também chegaram, inclusive a incendiar Mamanguape em 1633, quando esta ainda era um pequeno povoado. A transformação em cidade só acontece em 25 de outubro de 1855.

A palestra de Adiel está marcada para às 14:30hs e será seguida pela apresentação artística do grupo Flautistas do Vale. “O aniversário da cidade é no dia 25, mas como todos os anos, teremos atividades comemorativas no decorrer da semana”, explica Ana Cristina, Secretária de Cultura da cidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Uma resposta

  1. You’re in reality a excellent webmaster. This web site loading
    velocity is incredible. It seems that you are doing any unique trick.
    Furthermore, the contents are masterpiece. you have done a fantastic activity on this subject!
    Similar here: sklep internetowy and also here: Zakupy online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *