O historiador Adiel Alves Rodrigues vai mostrar que os holandeses, não somente marcaram presença na região antes mesmo do Brasil holandês, em 1625, como também chegaram, inclusive a incendiar Mamanguape em 1633
Por: Aristélson Silva
O Grupo de Pesquisa em História do Brasil Holandês do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba e a Prefeitura de Mamanguape realizam na próxima sexta-feira (27), no Centro Cultural Fênix, de Mamanguape, uma Aula Magna de História do Brasil em comemoração aos 168 anos de emancipação política do município.
A aula terá como tema “A Presença Holandesa no Vale do Mamanguape” e será dividida em três exposições: a primeira do antropólogo Carlos Azevedo e as outras duas à cargo dos historiadores José Octávio de Arruda Melo e Adiel Alves Rodrigues. O evento será aberto pela Prefeita da cidade, Maria Eunice.
LEIA TAMBÉM:
QUEDA DE BRAÇO – A PREFEITA PERDEU Festa de Aniversário de Mamanaguape é decidida nos Tribunais
“A temática escolhida está relacionada ao fato de, no século 16, os holandeses calvinistas terem incendiado Mamanguapeque, apesar de pequeno povoado, já era dotada de belo casario e forte presença da Igreja Católica”, explica o jornalista e escritor Ademilson José, idealizador e organizador do evento ao lado de Ana Cristina que é secretária de Cultura do Município.
Marcada para começar às 9hs da manhã, a Aula Magna será aberta ao público, mas dirigida sobretudo estudantes de quatro escolas. Depois das conferências, também acontecerão performances e apresentações com artistas da região.
Na primeira exposição, o antropólogo Carlos Azevedo terá como tema “Invasões Civilizadas – Os Holandeses no Brasil (1630-1634). Depois dele José Octávio de Arruda Melo abordará sobre “Os Holandeses na Paraíba (1634-1654).
Autor do livro “Panorama de Mamanguape”, o historiador Adiel Alves Rodrigues vai mostrar que os holandeses não somente marcaram presença na região antes mesmo do Brasil holandês, em 1625, como também chegaram, inclusive a incendiar Mamanguape em 1633, quando esta ainda era um pequeno povoado. A transformação em cidade só acontece em 25 de outubro de 1855.
A palestra de Adiel está marcada para às 14:30hs e será seguida pela apresentação artística do grupo Flautistas do Vale. “O aniversário da cidade é no dia 25, mas como todos os anos, teremos atividades comemorativas no decorrer da semana”, explica Ana Cristina, Secretária de Cultura da cidade.
Uma resposta
You’re in reality a excellent webmaster. This web site loading
velocity is incredible. It seems that you are doing any unique trick.
Furthermore, the contents are masterpiece. you have done a fantastic activity on this subject!
Similar here: sklep internetowy and also here: Zakupy online