Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CFEM: 62% dos municípios não prestam conta do dinheiro dos royalties da mineração

Professora da UFPA Maria Amélia, especialista no assunto, divulga estudo demonstrando que compensação financeira pode não estar sendo usada para os fins a que legalmente se destina

A professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Maria Amélia Enriquez, especialista em assuntos relacionados a minérios no Brasil, revela uma informação inusitada sobre o uso que as prefeituras fazem do dinheiro que recebem através da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM): apenas 38% dos 30 municípios que mais produzem minério no país informam de maneira clara os setores onde aplicam os recursos dos royalties da mineração, repassados pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Ou seja: 62% dos municípios não estariam sendo transparentes sobre a destinação do dinheiro.

A informação consta em um estudo divulgado recentemente pelo Centro de Tecnologia Mineral (CTEM), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e está disponível ao público numa página da revista internacional “Science Direct”, direcionada ao assunto. 

A especialista defende que os municípios sejam mais transparentes sobre o que fazem com a compensação financeira que recebem.

LEIA TAMBÉM:

SUPER TV’s – Em Cabaceiras prefeito compra TVs de 55 polegadas por R$ 46,4 mil; R$ 8,2 mil maior do que oferecido no mercado

JOÃO AZEVEDO – Corte de verbas não trará prejuízos para obras

“É importante esse trabalho recente que o CTEM [Centro de Tecnologia Mineral] publicou, em uma revista internacional, numa amostragem dos 30 maiores municípios para ver o grau de transparência; como é que esses municípios estão utilizando — e apenas em 38% deles foi possível verificar com que a CFEM estava sendo gasta. Ou seja, para 62% não tem informação nenhuma sobre o uso dessa compensação financeira”, aponta a especialista.

Autora do livro “Mineração: maldição ou Dádiva?” e de diversos artigos sobre o tema, Enriquez auxilia vários estados a elaborar planos estaduais de mineração. Ela lembra que a mineração é um recurso  totalmente finito: “Um dia esse recurso exaurível vai terminar, então [a CFEM] é uma forma de o município produtor ter uma garantia para se preparar para uma vida futura sem mineração”.
 
O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é um órgão que atua no desenvolvimento de tecnologia para o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros. No âmbito do governo federal, o CETEM é o único instituto de pesquisa dedicada à tecnologia mineral e ao meio ambiente (acesse o link para o estudo citado pela professora ao longo desta matéria).

Brasil 61

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Respostas de 4

  1. I see You’re truly a excellent webmaster. This site loading
    pace is incredible. It kind of feels that you’re doing any unique trick.

    In addition, the contents are masterwork. you have performed a wonderful task in this matter!
    Similar here: najtańszy sklep and also here: E-commerce

  2. hello there and thank you for your information – I’ve certainly
    picked up something new from right here.

    I did however expertise several technical points using this web site, as I experienced to reload the site many times previous to
    I could get it to load correctly. I had been wondering if your web host is OK?
    Not that I’m complaining, but sluggish loading instances times will very frequently
    affect your placement in google and could damage your quality score
    if advertising and marketing with Adwords. Anyway I’m adding this
    RSS to my email and can look out for much more of your respective fascinating
    content. Make sure you update this again soon..
    Escape rooms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *