Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

AEROLULA: Oposição aprova que CPI Mista acesse plano de voo de Lula e câmeras de segurança do Ministério da Justiça

Vice-presidente da Comissão afirma que colegiado “não pode passar pano” para quem se omitiu no dia 8 de janeiro, quando houve a invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes

Parlamentares governistas cochilaram na CPI Mista do 8 de Janeiro e a oposição conseguiu aprovar um requerimento, na última terça-feira (11), para quebrar o sigilo dos planos de voo que o presidente Lula (PT) fez no fim de semana em que aconteceu a invasão e depredação dos prédios no início do ano, em Brasília. Além disso, os integrantes da Comissão  — formada por deputados e senadores com objetivo de investigar responsabilidades e omissões sobre os atos registrados na Praça dos Três Poderes — terão acesso a imagens das câmeras de segurança do Ministério da Justiça (MJ) no dia do incidente.

O objetivo dos parlamentares contrários ao governo Lula é revelar um suposto envolvimento ou omissão do ministro da Justiça, Flávio Dino, com as depredações e o vandalismo registrados no dia 8. Segundo a oposição, órgãos de inteligência do Estado brasileiro teriam informado com antecedência, tanto o Poder Executivo quanto o governo do Distrito Federal, que a invasão aconteceria naquele dia. 

LEIA TAMBÉM:

CONHEÇA – Estratégias para fortalecer-se durante períodos de transição no relacionamento

ABUSO DE PODER POLÍTICO – No TRE relator vota pela cassação da prefeita Luciene Gomes e novas eleições em Bayeux

O acesso aos planos de voo do atual presidente e também ao circuito interno de câmeras do MJ fazem parte da estratégia dos oposicionistas para tentar demonstrar que teria havido omissão do governo no dia 8 de janeiro. Reforça  esta tese o fato de a Imprensa ter vazado cenas internas do Palácio do Planalto  — um dos prédios depredados — nas quais o ex-ministro G. Dias, do Gabinete da Segurança Institucional (GSI) do atual governo, teria confraternizado com os invasores, sem apresentar nenhuma resistência ao vandalismo.

Segundo o senador Magno Malta (PL-ES) a aprovação dos requerimentos aconteceu em acordo da maioria dos membros da CPI presentes, antes do início do depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro.

“Nós esperamos realmente que, ao voltar do recesso, a gente retome os trabalhos com normalidade. Queremos investigar mesmo, já que esses requerimentos foram aprovados, e não com essa história de querer passar o pano com a invenção e narrativa de golpe, querendo acobertar quem na verdade se omitiu de tudo o que aconteceu naquele dia”, declarou o senador capixaba.

De acordo com Magno Malta, o governo tomou conta da CPI Mista mas foi mal assessorado, no caso da aprovação dos requerimentos que permitem acesso ao plano de voo do atual Presidente da República e das câmeras do MJ. “Eles têm maioria lá — e os requerimentos estavam em todos computadores dos assessores e agora os parlamentares governistas estão desesperados, porque querem esconder o que está vindo à tona”, afirmou.

Brasil 61

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

6 respostas

  1. Wow, fantastic weblog layout! How long have you ever been running a blog for?
    you make blogging glance easy. The full glance of your site
    is magnificent, as smartly as the content! You can see similar: sklep online and here ecommerce

  2. You’ve made some really good points there.
    I looked on the internet to find out more about the issue and found most
    individuals will go along with your views on this site. I saw similar here: najlepszy sklep
    and also here: sklep online

  3. Hi, i think that i saw you visited my blog thus i came
    to “return the favor”.I am trying to find things to
    enhance my site!I suppose its ok to use some of your ideas!!

    I saw similar here: Sklep

  4. Hello! Do you know if they make any plugins to assist
    with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Appreciate it! You can read similar article here:
    Dobry sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *