Escolha do nome aconteceu após uma plenária eleitoral realizada na Ocupação João Pedro Teixeira. Escolha do nome de Yuri Ezequiel aconteceu após uma plenária eleitoral realizada na Ocupação João Pedro Teixeira,
Divulgação/Unidade Popular
O advogado Yuri Ezequiel, do partido Unidade Popular (UP), foi aprovado como pré-candidato à prefeitura de João Pessoa em 2024. A escolha aconteceu após uma plenária eleitoral realizada na Ocupação João Pedro Teixeira, no dia 4 de junho.
Yuri Ezequiel é militante dos movimentos sociais, advogado e atualmente presidente do Diretório Municipal da Unidade Popular de João Pessoa. Ele iniciou a militância em 2011 com os estudantes secundaristas, quando foi eleito vice-presidente da APES/JP. Em 2012 ingressou na UFPB como estudante de Ciências Sociais. Ajudou a legalizar a Unidade Popular, compondo posteriormente a direção nacional do partido.
As eleições em 2024 acontecem em 6 de outubro, no caso do primeiro turno, e também no dia 26, caso exista necessidade de segundo turno em algumas cidades.
Outros pré-candidatos
Até o momento, outros três nomes já confirmaram a pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa. Veja abaixo.
Marcelo Queiroga (PL)
Ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do Partido Liberal (PL), é natural de João Pessoa. Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, fez residência em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. A indicação do nome de Marcelo Queiroga para a pré-candidatura passou pela articulação do presidente estadual do PL, Wellington Roberto. A escolha foi formalizada pelo presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto. Nunca testado nas urnas, o médico paraibano tem investido exatamente em experiências exitosas do grupo, como a eleição de Tarcísio de Freitas para o governo de São Paulo, como esperança de sucesso nas urnas.
Celso Batista (PSOL)
O diretório do PSOL escolheu Celso Batista como pré-candidato da legenda. Celso é Técnico Judiciário, servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba, e foi primeiro suplente ao Senado nas eleições 2022. Ele já foi candidato a deputado estadual, em 2014, e candidato a vereador em 2016, em Campina Grande. E, também, já integrou a coordenação de várias campanhas do PSOL no estado.
Cícero Lucena (PP)
O atual prefeito vai tentar a reeleição para o segundo mandato. Cícero recebeu gestos de apoio de outros partidos que estiveram com ele em 2020, como o Republicanos, Avante, PMB, PRTB, PMN, PTB, PDT, PTC (agora Agir), além do Cidadania, que era o partido do atual vice Léo Bezerra, e de João Azevêdo naquele pleito, agora no PSB.
Ruy Carneiro (Podemos)
Tendo concorrido em duas outras oportunidades a prefeitura da capital, para a terceira chance em 2024, Ruy Carneiro tem o apoio do seu ex-partido, o PSDB, atualmente conduzido pelo ex-deputado Pedro Cunha Lima.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba