Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Turmalina paraíba: pedra preciosa vira estímulo ao turismo no interior paraibano

Cidade de Salgadinho, onde a pedra foi descoberta, quer atair turistas para a visitação nas minas de turmalina paraíba. Pedra preciosa é uma das mais caras do mundo. Turmalina paraíba é uma das pedras preciosas mais caras do mundo.
TV Cabo Branco/Reprodução
A turmalina paraíba está estimulando o turismo no interior paraibano . Minas da pedra precisosa, uma das mais valliosas do mundo, podem ser visittadas na cidade de Salgadinho, na região do Seridó, onde ela foi descoberta.
A pedra preciosa é destaque na trama da novela ‘No Rancho Fundo’, exibida pela Globo, O que faz com que ela seja uma das gemas mais caras do mundo é a sua composição rara, com elementos como cobre, manganês e ouro.
Ela foi descoberta nos anos 1980 no distrito de São José da Batalha, em Salgadinho, Agora a ideia é fazer com que os locais de onde as pedras saem atraiam turistas, como mais uma forma de incremento da economia da cidade.
“A gente vem trabalhando sobretudo dentro da perspectiva de desenvolver o geoturismo, que é um segmento voltado para a natureza abiótica, como cavernas, grutas e nesse caso, a parte da turmalina paraíba”, explica o consultor de turismo Silvio Neto.
Minas de turmalina paraíba em São José da Batalha.
TV Cabo Branco/Reprodução
“[O objetivo] é incentivar a vinda de investimentos para São José da Batalha, que é um distrito serrano de clima agradável e incluir nesse roteiro a visitação às minas da turmalina paraíba para conhecer um pouco dessa pedra que permeia o imaginário das pessoas”, enfatiza Silvio.
Nas minas de turmalina paraíba de São José da Batalha, os visitantes podem explorar o local de surgimento das pedras e ver inúmeras gemas do minério encontrado exclusivamente na Paraíba, que também se diferencia das demais turmalinas pela cor, apresentando mais de 40 tonalidades de azul e verde.
Para a comunidade de Salgadinho, o turismo pode potencializar, inclusive, a geração de empregos na região.
Quanto custa a turmalina paraíba?
Por ser uma pedra tão rara e valiosa, a turmalina Paraíba também possui um alto valor comercial. Seu preço pode chegar a valores exorbitantes, tornando-a um verdadeiro tesouro para aqueles que a possuem. É importante ressaltar que a autenticidade da turmalina Paraíba deve ser sempre verificada por um especialista, a fim de evitar falsificações e fraudes.
Estima-se que um quilate (0,2 grama) da pedra custa em média U$ 30 mil e pode chegar a custar até U$ 100 mil, dependendo das características da gema.
A turmalina Paraíba pertence ao subgrupo elbaíta e destaca-se pela cor azul néon, que pode variar para verde ou lilás neón.
Turmalina Paraíba encontrada no Seridó da PB incentiva turismo na região
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *