Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ELEIÇÕES 2024 – TRE-PB acata recurso e indefere registro de candidato acusado de simular casamento para se tornar elegível

Pollyan Rebouças, do MDB, é candidato a prefeito na cidade de Mulungu, no Brejo do estado. Justiça Eleitoral reconheceu que ele manteve união estável com uma filha do ex-prefeito.


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) acatou o recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) pelo indeferimento do registro de candidatura de Pollyan Rebouças (MDB), candidato ao cargo de prefeito em Mulungu, cidade do Brejo da Paraíba. Pollyan é suspeito de simular um casamento para ser elegível. O candidato pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


A ação da coligação adversária apontou que o político é genro do ex-prefeito Melquíades Nascimentio,  cassado em agosto deste ano no seu segundo mandato consecutivo. Pela legislação eleitoral que trata da lei da reeleição, parentes de primeiro e de segundo graus não podem substituir um mandatário que já está em seu segundo mandato, de forma que se a condição de genro fosse comprovada Pollyan estaria inelegível.


Segundo a ação, Pollyan teria simulado um casamento com uma outra mulher para driblar a lei.
O pedido para barrar Pollyan foi negado na primeira instância, que não considerou procedente o parecer do MPE e liberou a candidatura.


Na decisão divulgada pelo TRE, a Corte eleitoral da Paraíba entendeu que a certidão de casamento, que foi celebrado em abril de 2024 “não é capaz de afastar a inelegibilidade reflexa no presente caso.”. O TRE entendeu que ficou constatado que ele manteve união estável com a filha do ex-prefeito durante o segundo mandato dele.


O candidato Pollyan foi procurado para falar sobre a decisão mas não respondeu até a última atualização desta notícia.


De acordo com a legislação eleitoral, o prazo para substituição de candidaturas já se encerrou em 26 de setembro de 2024. Logo, não há a possibilidade de indicar um substituto para a chapa. O candidato poderá receber votos, mas a disputa ficará sub júdice até uma decisão final da instância federal.

Aristelson Silva com G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Respostas de 2

  1. I don’t know if it’s just me or if everybody else experiencing issues with your website.
    It looks like some of the written text within your
    posts are running off the screen. Can someone else please comment and let me know if
    this is happening to them too? This may be a
    problem with my browser because I’ve had this happen before.
    Thank you

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *