Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

FOGUEIRA ACESA – Prefeituras estão com mais de R$ 5 bilhões do FPM desde sexta-feira (9)

O prefeito de Alcantil (PB), Cícero José Fernandes do Carmo, revelou que seu município possui apenas 5.832 habitantes e depende 100% do FPM para sobreviver

Prefeituras de todo o Brasil receberam nesta sexta-feira (9), um total de R$ 5.101.467.697,53 referente aos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O dinheiro é creditado nas contas dos municípios através do Banco do Brasil. 

O valor dos repasses neste primeiro decêndio de junho revela uma queda de 30%, em relação com o primeiro decêndio de maio. O FPM é fundamental para a maioria dos municípios brasileiros, principalmente os menores e mais pobres, que dependem deste dinheiro para pagar contas fundamentais como a folha de funcionários, além de serviços de saúde e outras despesas prioritárias. 

Os recursos são descontados de impostos arrecadados pelo governo federal e são repassados às prefeituras a cada dez dias do mês (por isso o nome de “decêndio”).

Para o consultor de Orçamentos César Lima, a queda de 30% em comparação com o primeiro decêndio de maio se deve ao resultado do consumo registrado pelo comércio, na véspera do Dia das Mães. 

LEIA TAMBÉM:

EXCLUSIVO – Enquanto conversa com setores da oposição Eduardo Brito já deve ter o nome da ex- vice Prefeita Baby Helenita para compor chapa em 2024

INVESTIGAÇÃO: Prefeito de Mataraca tem dor de cabeça para explicar ao Ministério Público desvio de recursos e saques em espécie efetuados pela Prefeitura

Além do bom movimento no comércio na véspera do Dia das Mães, outro motivo que explica a queda do FPM neste primeiro decêndio de junho em relação ao mês de maio seria a taxa de juros – que ainda é considerada alta – conforme lembra o consultor de Orçamento, César Lima. Segundo ele, juros altos influem na diminuição do consumo, resultando automaticamente a redução da arrecadação de impostos, ocasionando também a baixa dos valores do FPM no período. 

Baixo consumo 
“Então temos aí uma queda realmente expressiva, que vem acontecendo desde janeiro passado nesse mesmo viés de diminuição”, registrou César Lima. “Muito disso se dá, claro, pela alta taxa de juros que está sendo mantida no país como uma forma de frear o consumo”, observou. 

“Portanto estamos vendo, realmente, o consumo sendo freado e representando uma menor arrecadação para o governo federal. Consequentemente, há um menor resultado de FPM para os municípios”, concluiu o especialista.

Importância
O FPM é uma das principais fontes de receita dos municípios. Conforme dados da CNM (Confederação Nacional de Municípios), o Fundo é a maior fonte de recursos para cerca de 60% das prefeituras de todo o Brasil. Quando cai a arrecadação, a maioria dos gestores municipais enfrenta grandes dificuldades para manter as contas em dia. 

O prefeito de Alcantil (PB), Cícero José Fernandes do Carmo, revelou que seu município possui apenas 5.832 habitantes e depende 100% do FPM para sobreviver. “Nosso município pequeno, e depende 100% dos repasses de FPM e ICMS. Não tem arrecadação, a arrecadação que tem é IPTU, que é muito pouco, muito baixa. Quando cai a arrecadação, a conta não fecha”, explicou.

Os percentuais de participação de cada município são calculados anualmente pelo TCU, de acordo com o número de habitantes de cada cidade e a renda per capita dos estados. Os municípios são divididos em três categorias: capitais, interior e reserva. As capitais dos estados e Brasília recebem 10% do FPM. 

Os demais municípios brasileiros são considerados de interior, e ficam com 86,4% do fundo. Já os municípios de reserva são aqueles com população superior a 142.633 habitantes e recebem – além da participação como município de interior – uma cota adicional de 3,6%. 
 
Brasil 61

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Respostas de 4

  1. Wow, fantastic weblog layout! How lengthy have you
    ever been running a blog for? you made blogging glance easy.
    The whole look of your site is excellent, let alone the content!
    You can see similar: sklep online and here sklep internetowy

  2. Hello! I could have sworn I’ve been to this site before but after reading through some of the post I realized
    it’s new to me. Anyways, I’m definitely delighted I found
    it and I’ll be bookmarking and checking back often! I saw similar here:
    sklep internetowy and also here: sklep

  3. Pretty section of content. I just stumbled upon your blog and
    in accession capital to assert that I get actually enjoyed
    account your blog posts. Any way I will be subscribing to your augment or even I achievement you get right of entry to persistently fast.

    I saw similar here: Najlepszy sklep

  4. As the admin of this website is working, no question very shortly
    it will be well-known, due to its quality contents.
    I saw similar here: Sklep internetowy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *