Expectativa é de obras comecem em dezembro. Complexo Rodoviário Ponte do Futuro tem dois trechos e vai ligar as cidades de Cabedelo, Santa Rita e Lucena. Detalhe do projeto da ponte Cabedelo-Lucena, na Grande João Pessoa
Reprodução/Governo da Paraíba
O Governo da Paraíba concluiu, na sexta-feira (5)), a fase de escolha das propostas para a obra do pdo Complexo Rodoviário Ponte do Futuro, que prevê a ligação das cidades de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa, por meio da construção de pontes sobre o Rio Paraíba, e de novos trechos de rodovias. A empresa vencedora apresentou um valor de R$ 465,5 milhões. Agora a liciitação entra em uma segunda etapa, e o governo acredita que as obras devem começar ainda em dezembro.
A sessão de abertura das propostas de preços contou com a participação de seis consórcios de construtoras, com empresas nacionais e estrangeiras. O consórcio liderado pela empresa A. Gaspar S/A apresentou o menor preço. O valor é 19,57% mais baixo do que o estimado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
“Agora ocorrerá uma segunda etapa para análise da documentação desse Consórcio que apresentou a melhor proposta. Caso a documentação atenda aos requisitos exigidos no edital, será feita a homologação da licitação, depois a contratação da empresa”, adiantou o secretário da Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdeth Queiroga. O prazo para análise é de aproximadamente 90 dias.
A expectativa do governo é de que a obra seja concluída no último trimestre de 2026. A previsão é de que, após a conclusão, o complexo facilite a logística de acesso ao Porto de Cabedelo, além do fortalecimento do turismo no Litoral Norte.
Por onde vai passar a Ponte?
O acesso para a ponte sobre o Rio Paraíba, de quem sai de Cabedelo, é feito no KM 9,64 da BR-230, no bairro de Intermares, próximo ao início do Viaduto de Intermares, no sentido João Pessoa – Cabedelo. Nesse trecho, será construído um viaduto de 40 metros, que passará sobre a linha férrea.
A ponte vai ter 2 quilômetros de extensão, contando com ciclovia, calçadão e também um mirante para contemplação do pôr do sol no Jacaré. A ponte passa por cima do Rio Paraíba em dois pontos, uma vez que segue de Cabedelo até a Ilha Stuart, em Santa Rita, e, em seguida, da Ilha Stuart até a PB-011, um pouco antes do acesso ao Forte Velho, também em Santa Rita.
Ponte sobre o Rio Paraíba terá mirante e ciclovia
Reprodução/Governo da Paraíba
Quantos trechos serão feitos?
Trecho 1 da obra que liga Cabedelo a Santa Rita
Reprodução/Governo da Paraíba
Serão feitos dois novos trechos de rodovia. O primeiro contempla a própria ponte em si, saindo de Cabedelo até o acesso à PB-011. Em seguida, será construída uma nova rodovia, que vai da PB-011 até a BR-101, o que deve facilitar o escoamento dos produtos do Porto de Cabedelo até Natal, uma vez que não vai ser necessário seguir pela BR-230 até o viaduto de Oitizeiro, em João Pessoa, para ter acesso ao Litoral Norte. Por meio deste trecho, também vai ser possível acessar a PB-025, que dá acesso a Lucena.
Trecho 2 da obra que liga Cabedelo a Lucena
Reprodução/Governo da Paraíba
Porém, o melhor acesso à Lucena, saindo de Cabedelo, vai ser por meio do trecho 2, que começa no final da ponte, na PB-011, e segue para o Norte, passando pelo Forte Velho, em Santa Rita. A nova rodovia prevê uma segunda ponte, menor, de 480 metros, também sobre o Rio Paraíba, para conectar a PB-011 à PB-019, já em Lucena.
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