Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Zezé di Camargo e Luciano tocam música de forró na sanfona em homenagem a Biliu de Campina no São João de Campina Grande

Na reta final do show, a dupla sertaneja fez uma interpretação da música “A Vida do Viajante” com a sanfona em homenagem a Biliu de Campina. Zezé também relembrou o primeiro contato entre os dois, há cerca de 20 anos atrás. Zezé di Camargo e Luciano tocam música de forró na sanfona em homenagem a Biliu de Campina no São João de Campina Grande
Reprodução/Sua Música
“Guardando as recordações das terras onde passei”, foi com esse trecho da música “A Vida do Viajante”, de Luiz Gonzaga, que Zezé di Camargo e Luciano lembraram do ato de Biliu de Campina em emprestar uma sanfona para Zezé num show que a dupla fez em Campina Grande há cerca de 20 anos. Ao serem informados do estado de saúde do cantor paraibano, resolveram prestar uma homenagem a Biliu, interpretando uma música de forró com uma sanfona no palco do São João de Campina Grande no início da madrugada desta quinta-feira (27).
LEIA MAIS:
SHOWS: Saiba a programação do São João 2024 de Campina Grande
CULTURA: Festas de São João têm influência de tradições antigas de indígenas do Nordeste
‘OPEN XIXI’: Serviço com banheiro ‘à vontade’ próximo ao São João de Campina Grande atrai forrozeiros
Antes de cantar “A Vida do Viajante” em homenagem à Biliu de Campina, Zezé havia interpretado apenas na sanfona a canção “Asa Branca”, também de Luiz Gonzaga, e após a interpretação, informou ao público o contexto da homenagem e sua gratidão à Biliu por ter, na época, emprestado sua sanfona para Zezé tocar num show na cidade.
“Há uns 20 anos atrás, nós fizemos um show aqui e houve uma crítica muito grande de que estavam trazendo música sertaneja para a festa de São João e isso estava descaracterizando a festa junina de vocês. Eu falei: ‘arruma uma sanfona para mim que eu vou mostrar para o povo nordestino que Zezé di Camargo e Luciano também é forró’. Arrumaram uma sanfona emprestada para mim e essa pessoa me emprestou a sanfona. Ele é filho de Campina Grande, é o Biliu de Campina. Essa canção e esse momento é dedicado a ele, a tudo o que ele representa para a música e para a cultura da Paraíba, principalmente de Campina Grande”, disse Zezé di Camargo.
No show da dupla, não faltou empolgação da dupla e também do público. Músicas como “É o Amor”, “Você Vai Ver” e “Sonho de Amor” foram cantadas alto pelos forrozeiros que estavam presentes no Parque do Povo.
Zezé di Camargo e Luciano no São João 2024 de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
Antes do show, a dupla não concedeu entrevista coletiva conjunta à imprensa. O cantor Luciano falou que o sertanejo e o forró estão intimamente ligados, e que a dupla, mesmo tendo uma carreira amplamente ligada ao sertanejo, já gravou músicas no ritmo de forró.
“Com certeza, muita ligação. Já gravei vários forrós e fiz shows em que incluímos forró. Eu não sou muito bom em dançar forró, mas ontem estiveram aqui duas pessoas que amo, Isadora Pompeo e Marco Freire. Ele disse algo importante: Deus criou as pessoas como um todo. Se Deus nos criou com todas as coisas, Ele também nos criou com outros ritmos, e com certeza, Deus gosta do forró”, relatou Luciano.
Zezé di Camargo, em coletiva de imprensa posterior à de Luciano, disse que considera o São João uma festa maior que o carnaval, em âmbito nacional, e que nas festas juninas existe uma democratização da música brasileira, havendo uma integração de diversos gêneros musicais.
“Eu considero o São João como a maior festa popular do Brasil, maior até que o carnaval. O carnaval acontece nas grandes metrópoles e em uma semana só, já o São João acontece em todas as cidades, já que é uma festa característica do interior do Brasil, e ela acontece o mês inteiro. É uma festa muito democrática, onde entram todos os gêneros musicais. É onde a música popular brasileira tem espaço, todos devem ter espaço. Respeito muito quem veio, pois a música é do povo para o povo”, disse Zezé.
Belo estreia no São João de Campina Grande e arrasta fãs que curtem pagode
Belo no São João 2024 de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
O cantor de pagode Belo fez sua estreia no palco do São João de Campina Grande na noite de quarta-feira (26). Em entrevista coletiva concedida à imprensa, Belo falou que cantar no palco do São João da cidade é um presente para sua carreira.
“Eu acho que ganhei um presente de verdade. Estou muito feliz em poder participar, apesar do meu gênero ser pagode, ser um cantor romântico, nós estamos aqui no São João, falando de forró, sertanejo. Essa cidade abre espaço para muita gente, para todos os ritmos. Eu senti a energia do público, a minha troca foi muito verdadeira”, declarou Belo.
Belo abriu o show cantando uma música religiosa, “Noites Traiçoeiras”, e, logo em seguida, fez o público cantar alto músicas que marcaram sucesso durante sua carreira profissional. Canções como “Pura Adrenalina”, “Perfume” e “Reinventar” foram algumas das músicas mais aguardadas pelo público e Belo fez a alegria de quem estava esperando por elas. O cantor ainda interpretou canções de forró no palco.
Belo no São João 2024 de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
Ainda na coletiva de imprensa, Belo resolveu não tocar em assuntos da vida pessoal, como o relacionamento com a modelo Gracyanne Barbosa, mas falou sobre um documentário que a Globoplay está produzindo sobre sua vida. Belo não falou se Gracyanne estará participando o material audiovisual, mas que está previsto para ser lançado entre o fim do mês de novembro e início de dezembro de 2024.
“Meu documentário está saindo agora, acho que sai no final de novembro, dezembro, feito pela Globoplay. Ali está toda a minha história, desde o meu primeiro instrumento, depois ganhei o Brasil inteiro. Tem as minhas histórias que eu vivi, das pessoas que passaram pela minha vida. Um episódio isolado da minha vida também, falando sobre prisão e tudo mais. Não é um documentário chapa branca. É um documentário para falar, sim, o que todo mundo já sabe também. Mas a história só eu posso contar, porque eu vivi a história. A gente está decidindo [o nome para o documentário]”, disse Belo.
O projeto foi criado pelo produtor José Junior, com a obra tendo quatro episódios que serão produzidos pela AfroReggae Audiovisual, com roteiro de Gustavo Gomes, que também assume a direção ao lado de Jorge Espírito Santo.
Família aproveita show de Belo no São João 2024 de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
Entre o público, era possível localizar diversas famílias juntas que estavam curtindo o show do cantor Belo. Dentre elas, que estavam juntos à grade perto do palco, estavam Nereida, Breno e Beatriz – mãe, pai e filha do casal. Ao g1, eles relataram que a família é fã de pagode e do cantor Belo, e que não podiam deixar de aproveitar o momento em família curtindo o gênero musical que une os três.
“[Expectativa pelo show] do Belo, que é maravilhoso. O show é perfeito. Amamos pagode e amamos o Belo. Estou aproveitando para curtir a festa junto com minha família. Não poderíamos faltar”, disse Beatriz, a filha do casal.
A noite de apresentações no palco principal do Parque do Povo ainda teve Forró Real e Rafhael Moura, que abriu os shows da quarta-feira. Depois do show, os vocalistas da banda Forró Real concederam entrevista coletiva à imprensa e falaram sobre o repertório da banda para agradar diversos públicos e, principalmente, atingir o público jovem que, segundo os vocalistas, são o público-alvo da banda.
“Estamos muito felizes e sempre buscamos trazer todos os públicos com a nossa música. Com a música, nos entregamos e conseguimos atingir o público que mais desejamos, que são os jovens, com músicas mais saudáveis e poéticas. Nosso show é isso: bem eclético, para todas as idades, e a galera gosta demais”, disse a vocalista Fernanda Kelly, da banda Forró Real.
Forró Real no São João 2024 de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
Agenda
Nesta quinta-feira (27), se apresentam no palco principal do Parque do Povo os artistas Menos é Mais, Mara Pavanelly, Bob Léo e Lais e Luiza. Os shows no palco principal do Parque do Povo começam às 18h20 e seguem até as 2h. Os shows no palco cultural, nas ilhas de forró e na Pirâmide do Parque do Povo começam às 18h. A entrada é gratuita.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *