Uma das mais importantes referências do basquete brasileiro, Amary Pasos morreu nesta quinta-feira (12), em São Paulo, um dia após completar 89 anos. Campeão mundial de basquete em 1959 e 1963, e medalhista olímpico (bronze em Roma 1960 e Tóquio 1964), Amaury é até hoje o único atleta eleito duas vezes “o jogador mais valioso” (MVP, na sigla em inglês), em posições diferentes (ala e armador), a integrar o Hall da Fama da modalidade. A causa da morte não foi revelada.
É com profundo pesar e coração apertado que informamos a partida de Amaury Pasos, 89 anos, um dos maiores da história
Amaury partiu ao lado da família, deixando saudade imensa, mas a certeza de que seu legado e seus feitos são ETERNOS!
Amaury é história. Amaury é o basquete! pic.twitter.com/nXqRbBdtpZ
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) December 12, 2024
Notícias relacionadas:Caio Bonfim e Rebeca Andrade são destaques do Prêmio Brasil Olímpico.Bia Souza é indicada por Federação de Judô a prêmio de melhor do mundo.Marrocos, Espanha e Portugal receberão Copa de 2030, confirma Fifa.Em nota de pesar, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) lamentou a morte do ícone da modalidade e declarou luto de três dias na entidade.
“O basquete está de luto. O Brasil e o mundo perderam nesta quinta-feira, 12 de dezembro, de madrugada, o ídolo e Hall da Fama da FIBA, Amaury Pasos. Aos 89 anos, o bicampeão mundial e único homem a ser por duas vezes MVP de uma Copa do Mundo, descansou, falecendo em São Paulo cercado por filhos, netos e familiares mais próximos”, disse a entidade.
Conhecido por sua técnica afinada, Amaury também foi lenda no basquete do Corinthians, onde foi bicampeão brasileiro e três vezes campeão paulista, entre 1966 e 1972. Em outubro passado, o Timão inaugurou um busto em homenagem a Amaury Pasos, no Ginásio Wlamir Marques, que contou com a presença do ex-atleta. O clube paulista também prestou homenagem a Amaury em mensagem publicada no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Corinthians (@corinthians)
“Amaury foi um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete. Tenho a satisfação de tê-lo tido como amigo e também como técnico. Um dos maiores não só do Brasil, mas como da história. É uma perda irreparável. Nosso corpo tem prazo aqui na Terra, mas o legado dele é eterno e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações”, disse Guy Peixoto, presidente da CBB.
O velório de Amaury Pasos teve início às 10h e prosseguirá até às 18 (horário de Brasília) na Rua São Carlos do Pinhal, 376, na capital paulista.
O esporte brasileiro amanheceu de luto com a despedida de Amaury Pasos, um dos maiores nomes da história do basquete. Aos 89 anos, o bicampeão mundial e duas vezes medalhista olímpico deixa um legado que transcende gerações.
Amaury foi pioneiro, líder e inspiração. Com talento… pic.twitter.com/jyAXsk0BjC
— Time Brasil (@timebrasil) December 12, 2024