Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Baleia é encontrada morta na praia de Intermares, em Cabedelo

Carcaça de animal foi encontrada na noite desta quinta-feira (3) em estado de decomposição avançado. Carcaça de baleia é encontrada na praia de Intermares, em Cabedelo
TV Cabo Branco/reprodução
Uma carcaça de uma baleia foi encontrada na noite desta quinta-feira (3) em estado avançado de decomposição, na Praia de Intermares, em Cabedelo. Especialistas do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho acreditam que seja uma baleia jubarte.
Segundo a médica veterinária do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho Amanda Bispo, que estava no local, a carcaça já está em um alto grau de decomposição, então ela não consegue ter certeza da causa da morte do animal ou há quanto tempo a baleia está morta.
Amanda comenta que, possivelmente, a baleia morreu mais distante da costa e, devido às correntes marítimas, foi trazida para a praia.
Baleia é encontrada morta em Cabedelo
Retirada da baleia
A especialista comenta que, devido ao grande porte da baleia, a área vai ser isolada e, com o apoio de uma escavadeira, uma cova será cavada para enterrar o animal sem que as correntes marítimas consigam puxar o animal para o mar outra vez.
Além disso, serão retiradas amostras biológicas da baleia para que os especialistas do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho possam pesquisar qual foi a causa da morte do animal.
Comportamento das baleias
Amanda comenta que não é tão comum que esses animais fiquem próximos à costa. Contudo, por estarem na época de reprodução, elas estão vindo para regiões mais tropicais para se reproduzir.
Ainda não se sabe a causa da morte da baleia, mas Amanda explica que as baleias geralmente morrem por atropelamento de embarcações ou por causa da poluição.
A especialista indica que caso as pessoas encontrem animais marinhos vivos na praia é preciso manter distância e entrar em contato com o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho. Não é recomendado tocar nesses animais pelo risco de contaminação.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *